ERA UMA VEZ O CINEMA


O Discreto Charme da Burguesia (1972)

cover O Discreto Charme da Burguesia

link to O Discreto Charme da Burguesia on IMDb

País: França, 102 minutos

Titulo Original: Le charme discret de la bourgeoisie

Diretor(s): Luis Buñuel

Gênero(s): Comédia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.9/10 (34513 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

cademia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Roteiro (Luis Buñuel, Jean-Claude Carrière)

Prêmio de Melhor Atriz (Stéphane Audran)

Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França

Prêmio de Melhor Filme (Luis Buñuel)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Diretor (Luis Buñuel)

Sinopse: Quando Don Rafael Acosta (Fernando Rey), embaixador de Miranda em França, o seu amigo Thevenot (Paul Frankeur) e as acompanhantes deste, Simone Thévenot (Delphine Seyrig) e Florence (Bulle Ogier) vão jantar a casa do casal Sénéchal, descobrem que só eram esperados no dia seguinte. Decidem sair com a anfitriã, Alice Sénéchal (Stéphane Audran) para jantarem numa pensão, mas ao sentarem-se à mesa descobrem que em simultâneo decorre um funeral e abandonam o local. Marcado novo jantar (após se ver que o embaixador trafica droga com os dois amigos), o quarteto chega a casa dos Sénéchal, mas Alice e o marido Henri (Jean-Pierre Cassel) escondem-se para fazer amor, e não os recebem, pelo que o quarteto parte. Quando os Sénéchal regressam chega Monsenhor Dufour (Julien Bertheau) que lhes pede para ser o seu jardineiro.

Simone, Florence e Alice, numa casa de chá, que não tem bebidas, ouvem a história da infância criminosa de um soldado. Em casa de Don Rafael, Simone Thévenot visita-o revelando-se como sua amante, mas a chegada do marido interrompe-os. Chega depois uma guerrilheira de Miranda (Maria Gabriella Maione), que tenta em vão matar o embaixador.
Marca-se novo jantar, agora também com Monsenhor Dufour, mas ele é interrompido pela chegada de soldados em manobras militares, um dos quais conta um sonho em que falava com mortos. Em agradecimento pela hospitalidade o Coronel (Claude Piéplu) convida os sete amigos a irem jantar consigo.

Em casa do Coronel revela-se que todos os objectos são adereços cénicos, e o jantar não passa de uma peça de teatro. Os sete convivas não sabem as suas falas e fogem. Henri Sénéchal acorda percebendo tratar-se de um sonho, e segue com a esposa para o verdadeiro jantar do Coronel. Lá, após uma troca de insultos, Don Rafael Acosta mata o Coronel a tiro. Thevenot acorda, percebendo que tudo fora um sonho dentro de um sonho.

Em casa dos Sénéchal alguém busca um padre para dar uma extrema-unção. Monsenhor Dufour oferece-se e, descobrindo que o moribundo foi a pessoa que muitos anos antes envenenou os seus pais, mata-o a tiro.
Enquanto os seis amigos voltam a reunir-se para jantar, a chegada da polícia leva-os todos presos. Na esquadra, os polícias contam a história do Sargento Sanguinário (Pierre Maguelon), cujo fantasma liberta os prisioneiros, revelando-se ser um sonho do Inspector Delecluze (François Maistre). Este recebe uma chamada do Ministro (Michel Piccoli) que ordena a libertação dos seis amigos.

Reunidos para novo jantar os amigos são interrompidos pela chegada de três terroristas, que os matam com metrelhadoras. Tal revela-se ser um sonho de Don Rafael.
O filme termina com a continuação da cena que intercala as várias histórias, os seis amigos caminhando lado a lado numa estrada sem fim.

 

Elenco: